Análise do consumo de energia elétrica

Custo com energia elétrica Cada vez mais a energia elétrica tem uma participação maior na fatia do custo de produção das empresas, gerando a busca de soluções de engenharia e tecnologia para controle e redução do custo com a energia elétrica.


Redução do consumo de energia elétrica

Trata-se da analise da situação tarifaria de um consumidor por período de 1 a 12 ciclos de faturamento consecutivos ou não, apontando a melhor opção de sistema tarifário (enquadramento tarifário) e, elaborando um projeto de correção de fator de potência (FP) do consumidor sob estudos ocorridos no período, meses em que o fator de potência (FP) registrado tenha sido inferior a 92%. Com o objetivo de reduzir significativamente os custos com energia elétrica na empresa.

Composição da análise de consumo

  1. Quadro das leituras de 12 ciclos de faturamento da concessionária.
  2. Dimensionamento das grandezas elétricas estratificadas para o período de ponta e de fora de ponta baseadas em critérios e nas leituras.
  3. Custos estratificados de todas as parcelas que compõem a fatura de energia elétrica do consumidor nas 4 modalidades de sistema tarifários.
  4. Carta a ser enviada a concessionária solicitando o enquadramento do consumidor. Cálculo da correção do fator de potência do consumidor.
  5. Relatório final conclusivo apresentado ao cliente sugerindo um novo enquadramento tarifário.

Independente de qualquer mudança que o consumidor vier a efetivar é conveniente que seja revisto a forma de utilização da carga instalada, já que o custo das faturas de energia elétrica respondem por significativa parcela do custo mensal da empresa.

Entre em contato conosco, nossa equipe de profissionais está pronta para prestar esclarecimentos sobre a análise de consumo.